Nova Academia de Ciências Farmacêuticas de Portugal

Foi formalmente constituída na cidade do Porto, a Academia das Ciências Farmacêuticas de Portugal, uma nova associação científica de direito privado sem fins lucrativos que tem como principal objeto a investigação e o estudo das Ciências Farmacêuticas. A escritura pública de constituição desta nova Academia realizou-se no dia 9 de março, na presença de alguns dos mais ilustres académicos das Faculdades de Farmácia das Universidades de Lisboa, Porto e Coimbra.
 
 

A Academia de Ciências Farmacêuticas de Portugal vai estar sedeada no edifício antigo da Secção Regional do Norte da Ordem dos Farmacêuticos e prestar serviços no domínio da investigação científica, promovendo a realização de ações de formação, apoio à formação avançada de recursos humanos nesta área, nomeadamente através do acolhimento de bolseiros de doutoramento, pós-doutoramento e mestrado.

 

Entre as suas atribuições está também a elaboração de pareceres, consultas e opiniões sobre os distintos ramos de que se ocupa, especialmente em temas de política farmacêutica que possam ter transcendência no desenvolvimento científico e tecnológico em Portugal.

 

As suas atividades estendem-se à publicação de memórias, comunicações, relatórios e outros Documentos de referência para as Ciências Farmacêuticas; à organização de reuniões de carácter científico; e atribuição de prémios e concessão de bolsas estimulantes das atividades pedagógicas de investigação das Ciências Farmacêuticas e suas aplicações.

 

Está igualmente previsto fomentar e estimular a incorporação na Academia de todas as fontes documentais e materiais relacionadas com o âmbito do mundo científico farmacêutico, a fim de criar e preservar um património próprio que garanta o legado cultural da Ciência Farmacêutica Portuguesa.
 
 
 
Galeria de imagens do evento: http://www.ofnorte.pt/galeria/detalhe/?idGaleria=54