Procurar
Close this search box.

Farmacêuticas reconhecidas no livro “Mulheres na Ciência”

Eduarda Fernandes, Fernanda Borges e Maria Beatriz Prior Pinto Oliveira são as três Farmacêuticas, inscritas na OF, que partilham seu percurso neste livro.

As três farmacêuticas figuram entre as cientistas convidadas pela Ciência Viva – Agência Nacional para Cultura Científica e Tecnológica para protagonizar a 4ª edição do livro que homenageia as mulheres portuguesas que se dedicam à ciência. Veja aqui

A Ciência Viva presta homenagem às mulheres cientistas portuguesas, que representam 45% do total de investigadores no nosso país e cujo trabalho notável tem sido fundamental para o progresso que a Ciência e a Tecnologia nacionais registaram nas últimas décadas.

Este agradecimento especial às cientistas culminou no lançamento do livro Mulheres na Ciência que não esgota a participação das mulheres portuguesas que fazem ciência, mas pretende ser uma mostra do seu envolvimento na aventura do conhecimento.

Da Biologia à Matemática, da Química às Ciências Sociais, da Física à Arqueologia, das Neurociências à Geografia, da Engenharia à História, das Ciências do Espaço à Filosofia, Mulheres na Ciência põe o foco nestas mulheres que têm contribuído em muito para o enraizamento da ciência na sociedade portuguesa e que, espera a Ciência Viva, possam vir a inspirar jovens a seguir a sua vocação.

Na primeira pessoa

Eduarda Fernandes

EU SOU FARMACÊUTICA

A minha aspiração, desde sempre, tem sido contribuir para a promoção e melhoria da qualidade de vida das pessoas. Tenho-o feito enquanto docente universitária e investigadora na área da química farmacêutica. O meu fascínio pelo desenvolvimento, implementação e aplicação de metodologias para a descoberta de novos fármacos tem sido a minha força motriz. O sucesso dos meus estudantes e do grupo de investigação, que ao longo dos anos me tem acompanhado nesta caminhada profissional, torna-me feliz e realizada.


Fernanda Borges

EU SOU FARMACÊUTICA

A aplicação de ferramentas (bio)químicas na resolução de problemas da área da saúde foram desde sempre o ponto fulcral da minha investigação. Ao longo da minha carreira, a ciência e o ensino nas áreas da química biológica e química medicinal foram um binómio indivisível. A autonomia, a maestria e o propósito aliados à partilha de conhecimentos, com a equipa e com outros cientistas, e à preparação das gerações futuras para enfrentar desafios foram a minha motivação ao longo desta viagem.

Maria Beatriz Prior Pinto Oliveira

EU SOU FARMACÊUTICA

Desde que me conheço que me interesso pela qualidade dos alimentos e o seu efeito na saúde. Ao longo do meu percurso académico e profissional fiz trabalho nessa temática sempre com uma visão One Health (saúde, alimentação e sustentabilidade), procurando sempre que possível colaborar com a comunidade industrial e consumidores. Mais recentemente, a sustentabilidade alimentar e a valorização de subprodutos agroalimentares têm ocupado a minha atenção.

Gostou do artigo? Partilhe

Artigos relacionados