1º Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Oncologia

O Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro, promoveu o 1º ENCONTRO NACIONAL DE JOVENS INVESTIGADORES EM ONCOLOGIA, no dia 24 de Setembro de 2019, na sua sede no Porto.
Este Encontro teve como objetivo principal promover o debate e a partilha de novas ideias e conhecimentos, para aproximar os investigadores em oncologia, potenciando a sinergia de modo a poder existir um trabalho mais eficaz entre todos. A discussão das expectativas e os diferentes problemas que os investigadores portugueses atravessam e a troca de experiências entre investigadores jovens e os que já têm percursos de sucesso esteve bem presente e resultaram nalgumas sugestões e ideias bastante construtivas.

 

Os investigadores submeteram os seus trabalhos científicos para serem avaliados e apresentados no Encontro.
O prémio de investigação no valor de 500 euros foi atribuído ao poster com o título: "Descoberta de um novo ativador da p53: promissor agente anticancerigeno no tratamento do cancro colo-retal", de Helena Ramos e do LAQV/REQUIMTE Laboratório de Microbiologia, Departamento de Ciências Biológicas, Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto. Ver abstract.

 

A investigação científica, a inovação e o conhecimento são conceitos fundamentais para o avanço das sociedades, assim como para a melhoria das condições de saúde da população.
A Liga Portuguesa Contra o Cancro, consciente da importância do desenvolvimento científico e do conhecimento, nomeadamente na área do cancro, tem desempenhado um papel fundamental no apoio à Investigação em Oncologia, designadamente com o apoio a centros de investigação nacionais de excelência e com o concessão de bolsas de investigação a jovens investigadores, sempre com o objetivo de potenciar o desenvolvimento de projectos inovadores com aplicabilidade clínica, permitindo avanços e melhorias na prevenção, no diagnóstico e mesmo no tratamento.
 



Documentos relacionados:
5.4MB
1.2MB