Procurar
Close this search box.

Olena Kenda: “Todos os Farmacêuticos na Ucrânia estão a lutar e a trabalhar.”

A Secção Regional do Norte da Ordem dos Farmacêuticos entrevistou Olena Kenda, Farmacêutica ucraniana a residir em Portugal há 16 anos, que na sua associação está a reunir bens e medicamentos para ajudar os refugiados ucranianos.

Não é a única, mas Olena Kenda, Farmacêutica Ucraniana a residir e trabalhar em Portugal há 16 anos, partilha connosco a preocupação com todos os colegas Farmacêuticos que estão na linha da frente na Ucrânia.

Olena Kenda trabalha em Portugal como farmacêutica, na Farmácia Moreira Barros, na Maia. Mas por estes dias o seu coração aperta-se e mangas arregaçam-se para ajudar o seu país: a Ucrânia.

Pensei que este momento (o da guerra) ia a ser um momento muito pessoal, mas povo o português é muito solidário.

Em 2015, conjuntamente com outros colegas, Olena criou, na Póvoa de Varzim, uma associação de emigrantes “Partilha Magnífica”, da qual é atualmente vice-presidente. “Colegas e pessoas que não conheço estão a colaborar e a ajudar na recolha e organização dos alimentos e medicamentos.” conta-nos.

“Depois de perceber gravidade da situação, porque recebemos a cada hora sms de familiares e amigos da Ucrânia, decidimos organizar ajuda com alimentos e medicamentos. Como sou Farmacêutica, sou responsável pela parte dos medicamentos.” explica-nos Olena durante a entrevista .

“Em qualquer país, os farmacêuticos são dos primeiros profissionais de saúde que ficam na linha da frente.” 

“De manhã avisaram que guerra começou, e claro, todas as pessoas foram buscar os bens essenciais mais importantes e os medicamentos estão em primeiro lugar” conta-nos, acrescentando que “quase tudo esta fechado, mas os hospitais e as farmácias nunca fecham. ”

“Todos os colegas farmacêuticos da Ucrânia estão a lutar e a trabalhar. Não podemos ficar na cave: povo precisa de nossa ajuda.”

Olena licenciou-se na Ucrânia, mas e foi em Portugal que concluiu a sua formação. Depois de fazer mestrado no Porto, trabalhou em várias farmácias: Portas do Parque (Póvoa de Varzim) Nova da Vila (Vila do conde) Farmácia Rainha (Póvoa de Varzim) Farmácia Hospitalar Hospital da Luz Póvoa de Varzim. Na Ucrânia era diretora técnica na Farmácia Lybustok, na cidade Berdychiv.

“Tenho grande orgulho de viver em Portugal. O povo português é maravilhoso, gentil e generoso.”

“Um provérbio português e ucraniano diz: “Conhecemos quem é nosso amigo na dificuldade” e é verdade.” confidencia-nos. Por isso, deixa o apelo a todos os colegas: “peço ajuda, dentro das possibilidades. Precisamos muito medicamentos, primeiros socorros, aerossóis asmáticos, antibióticos, analgésicos, anti inflamatórios, pediatria, cicatrizantes…. infelizmente precisamos de tudo!”

Слава Україні!!! 

Gostou do artigo? Partilhe

Artigos relacionados