Administração de Vacinas e Medicamentos Injetáveis

Detalhes

  • 2026-01-21
  • 2026-03-11

14h00 - 18h00

4horas

online e presencial

Preço para membros

130 euros

Destinatários

Farmacêtuicos

Sinopse

O artigo 36.º do Decreto-Lei n.º 307/2007, de 31 de agosto, prevê que as farmácias possam prestar serviços de promoção da saúde e do bem-estar aos utentes. Entre esses serviços inclui-se a administração de medicamentos e de vacinas que não fazem parte do Plano Nacional de Vacinação, conforme indicado no artigo 2.º da Portaria n.º 1429/2007, de 2 de novembro. Estes serviços são realizados por profissionais devidamente habilitados, com formação específica e reconhecida nesta área. Esta formação tem como objetivo capacitar os farmacêuticos para a administração de vacinas e de medicamentos injetáveis, garantindo qualidade e segurança. A competência adquirida será comprovada através de um certificado de competência emitido pela Ordem dos Farmacêuticos.

Programa

  1.  Noções básicas de imunologia, resposta imunitária e tipos de imunidade.
  2.  Identificar tipos de vacinas consoante via de administração (oral, nasal, intradérmica, subcutânea e intramuscular). Identificar tipos de vacinas consoante composição (simples/combinadas, replicantes/ não-replicantes, material inteiro/fracionado). Identificar dose, via de administração, local de aplicação ajustado a cada tipo de utente (grupos populacionais especiais) e intervalos de administração. Identificar contra-indicações, falsas contra-indicações e precauções especiais na utilização de cada vacina. Condições de armazenagem. Controlo da qualidade dos produtos armazenados. Controlo de equipamentos de medição e monitorização.
  3.  Identificar principais grupos terapêuticos de medicamentos injetáveis (MI) passíveis de administração por via injetável. Identificar dose, via de administração e local de aplicação de MI ajustados a cada tipo de utente (grupos populacionais especiais). Identificar contraindicações e precauções especiais na utilização de cada medicamento. Condições de armazenagem.
  4.  Legislação sobre prestação de serviços nas farmácias. Requisitos logísticos obrigatórios e recomendações para a prestação do serviço de vacinação e administração de injetáveis. Registos do doente (Farmácia e Individual). Registo e documentação da prestação do serviço. Registo de ocorrências de Reações Adversas e reporte à rede nacional de farmacovigilância.
  5.  Medidas de proteção e segurança para prevenir a picada acidental. Normas e procedimentos em caso de picada acidental. Medidas de prevenção da infeção no local de administração.
  6.  Material para tratamento da reação anafilática e modo de utilização. Reações adversas no ato da vacinação e sua notificação (reação vagal; reação alérgica e choque anafilático). Procedimentos a adotar em caso de reação vagal. Procedimentos a adotar p/ tratamento imediato da anafilaxia. Regras de segurança. Utilização da garrafa de oxigénio e da caneta de adrenalina.
  7.  Sessão prática – treino.
  8.  Acolhimento e comunicação com o utente. Anamnese clínica. Observação e recolha de dados para despistar potenciais reações anafiláticas. Aconselhamento ao utente sobre os possíveis efeitos adversos após a administração da vacina ou medicamentos injetáveis e controlo da dor–analgesia. Sessão prática – treino.
  9. 8. Técnica de preparação e administração de vacinas e medicamentos injetáveis Procedimentos a ter antes da administração (preparação da administração). Técnicas de administração subcutânea. Técnicas de administração intramuscular. Procedimentos a ter após administração.
  10. Sessão prática – treino.

PArtilhe