Curso online “Acesso ao medicamento em Portugal”

A SRNOF lança um novo curso que decorre online nos dias 28 de novembro, 4 e 7 dezembro. Inscrições abertas.

O curso “Acesso ao medicamento em Portugal” oferece uma abordagem abrangente sobre a Avaliação de Tecnologias de Saúde em Portugal, explorando a teoria e o processo por trás da avaliação do custo-efetividade de medicamentos realizada pelo Infarmed.

O curso será teórico-prático, incluindo exercícios que permitirão explorar casos práticos (medicamentos de ambulatório e hospitalares). O curso também abordará mecanismos alternativos de acesso ao medicamento enquanto decorre o processo de Avaliação de Tecnologias de Saúde (Autorizações de Utilização Excecional (AUEs) e Programas de Acesso Precoce  (PAPs).

PROGRAMAHorário: 21h00 – 22h30

28 nov. – Módulo 1 – Como são definidos os preços dos medicamentos em Portugal?

• Referenciação Internacional

•Revisão Anual de Preços

•Exemplos e Exercícios práticos

•Partilha de experiências

4 Dez – Módulo 2 – O acesso ao medicamento em Portugal: a Avaliação de Tecnologias de Saúde (ATS)

•Conceitos básicos de economia da saúde;

•O processo de Avaliação de Tecnologias de Saúde em Portugal

7 Dez. Módulo 3 – Mecanismos de Acesso Excecionais

•Autorizações de Utilização Excecional (AUEs) e Programas de Acesso Precoce (PAPs)

•Exercícios práticos (breakouts)

Sobre a Formadora

Este curso será conduzido por Catarina Rio Carvalho que desempenha, atualmente, a função de Value & Access Senior Manager na Astellas Portugal, tendo no seu passado desempenhado diversas funções relacionadas com o acesso ao mercado. Iniciou o seu percurso profissional no Infarmed, como  gestora de processos na Direção de avaliação de Tecnologias de Saúde (DATS), tendo deste então desempenhado a função de gestora de acesso ao mercado / HEOR noutras empresas farmacêuticas.

A Catarina Rio Carvalho é licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Lisboa e frequentou o mestrado em Health Economics Policy and Law, na Universidade Erasmus de Roterdão.

Gostou do artigo? Partilhe

Artigos relacionados