Procurar
Close this search box.

SRN-OF presente na reunião sobre Farmacêuticos nas Análises clínicas: presente e futuro

O Presidente, Félix Carvalho, em representação da SRN-OF, participou nesta reunião e reforçou vários aspetos específicos dos Farmacêuticos que os tornam únicos nas Análises Clínicas.

A Direção Nacional da Ordem dos Farmacêuticos (OF) promoveu uma reunião aberta a todos os farmacêuticos com o objetivo de analisar, debater e definir uma estratégia de intervenção da instituição para o ramo das Análises Clínicas (ver aqui).

Esta reunião, que decorreu no dia 2 de julho no hotel Double Tree by Hilton, em Lisboa, contou com a participação de dirigentes da OF, representantes das organizações e associações setoriais e quase duas centenas de farmacêuticos analistas clínicos, que, presencialmente ou à distância, puderam expressar a sua visão sobre o exercício da profissão numa área que concilia a prática clínica e laboratorial.

O Bastonário da OF, Hélder Mota Filipe, deu o mote para o início dos trabalhos, explicando o propósito de “identificar em que áreas o farmacêutico se pode diferenciar nas Análises Clínicas e em que apresenta uma mais-valia em relação aos profissionais com outras qualificações”.

Na sua intervenção, o Presidente da Secção Regional Norte da OF, Félix Carvalho, teve a oportunidade de reforçar vários aspetos específicos dos Farmacêuticos que os tornam únicos nesta atividade, nomeadamente os conhecimentos técnicos e instrumentais, que os tornam essenciais nas validações metodológicas e na interpretação dos dados experimentais.

“Outra área com elevada relevância em que nos distinguimos nas análises clínicas é a interação fármaco/doente no que concerne à farmacocinética, farmacodinâmica, fármaco (tóxico) genética e toxicodinâmica, essenciais para a interpretação dos biomarcadores de efeito e exposição.”, referiu FélIx Carvalho.

Gostou do artigo? Partilhe

Artigos relacionados