Procurar
Close this search box.

Noites na Ordem regressam à sede da OFNorte a 18 de Novembro

Sob tema “Causa Humanitária: um apelo global” a Secção Regional do Norte da OF convida três reconhecidos profissionais de saúde para partilhar a sua experiência humanitária. Inscrições abertas.

Todos os dias somos sujeitos a imagens de acontecimentos que nos mostram realidades perturbadoras e chocantes. Estas imagens são de tal forma impactantes que despertam em muitos, a necessidade de poder contribuir, de forma abnegada, com o seu conhecimento técnico científico e generosidade pessoal.

Por esse motivo a Secção Regional do Norte da Ordem dos Farmacêuticos organiza, no próximo dia 18 de novembro, uma nova edição das “Noites da Ordem” para a qual convidou profissionais de saúde que têm dedicado grande parte da sua vida à ajuda humanitária.

As suas experiências são com certeza indutoras num mundo em crescente turbulência e inquietação e merecem ser partilhadas com todos.

As inscrições através do formulário automático encerram 72h antes da da data da formação.

Posteriormente, as inscrições devem ser efetuadas através do e-mail formacao@ofnorte.pt

Oradores Convidados  

Manuela Pimenta 

Farmacêutica Humanitária, somando já várias missões de capacitação a nível de saúde comunitária e diagnóstico laboratorial na Guiné-Bissau, nomeadamente no Hospital Pediátrico de S. José em Bôr (HPSJB). Criação de um Fundo Monetário Solidário no HPSJB para que os utentes mais carenciados tenham acesso a consultas médicas, meios complementares de diagnósticos, medicação e cirurgias. Desenvolvimento do Projeto “N’Misti Tadja” para apoio médico-sanitário a mulheres e crianças infetadas com HIV na Guiné-Bissau.

Gustavo Carona

Nasceu no Porto em 1980. É médico anestesista e intensivista no Hospital de Matosinhos e dedica-se a missões humanitárias desde 2009. Já representou os Médicos Sem Fronteiras, os Médicos do Mundo e a Cruz Vermelha Internacional em zonas de carência humanitária extrema, como a República Centro Africana, o Sudão do Sul, Burundi, Afeganistão, Síria, Iraque, Iémen e Faixa de Gaza. Desde cedo que tenta dar voz às vidas que lhe passaram pelas mãos e a um mundo que poucos querem ver, apelando à sua causa com a sua escrita nos media e redes sociais e com numerosas intervenções públicas.

Filipa Silva

Farmacêutica Comunitária. É licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Coimbra, fez um MBA em International Healthcare Management na Universidade de Aberdeen, Escócia, e uma Pós-graduação em Análise Financeira pela Porto Business School.  Trabalhou como farmacêutica e Investigadora no Hospital Erasmus MC na Holanda; com a indústria farmacêutica em marketing farmacêutico e pesquisa de mercado na Bial, em Espanha; e em farmácia comunitária como Farmacêutica e Gestora em Portugal.  Nos últimos anos, aprofundou a sua experiência no sector humanitário, colaborando com diversas organizações internacionais. Na Grécia, ajudou a implementar farmácias em diversas clínicas de campos de refugiados. Trabalha desde 2018 com a Médicos Sem Fronteiras, onde supervisionou as operações farmacêuticas da Organização, primeiro na República Democrática do Congo, depois no Sudão do Sul e no Sudão, e recentemente em Moçambique 

Gostou do artigo? Partilhe

Artigos relacionados