Procurar
Close this search box.

José Manuel Sousa Lobo proclamado professor Emérito da Universidade do Porto

A proclamação decorreu no passado dia 22 de março, durante a cerimónia de aniversário dos 112 anos da Universidade do Porto.

José Manuel Sousa Lobo, membro da Direção da Secção Regional do Norte da Ordem dos Farmacêuticos, é agora um dos novos oito professores Eméritos da Universidade do Porto, por ser uma referência na respetiva área de ensino e investigação.

Este é o 16.º ano em que a U.Porto reconhece o percurso dos seus professores jubilados ou reformados que se destacaram pelos altos serviços prestados à Ciência, Sociedade e Universidade. Desde a instituição do título de Professor Emérito, em 2004, a Universidade do Porto já distinguiu 62 docentes e investigadores.

José Manuel Sousa Lobo

A ligação de José Manuel Sousa Lobo à Faculdade de Farmácia da U.Porto remonta a 1968, ano em que ingressou na licenciatura em Farmácia. Cinco anos depois, em 1973, inicia a carreira docente como Assistente Eventual. Doutorado em Farmácia (especialidade de Tecnologia Farmacêutica) em 1989, assumiu as funções de Professor Catedrático da FFUP em 1997, que manteve até à sua jubilação, em outubro de 2021.

Membro ativo da comunidade académica de Farmácia, exerceu por três vezes funções como Diretor da FFUP, tendo integrado todos os Órgãos de Gestão. Ex-diretor do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas e do Mestrado em Tecnologia Farmacêutica, foi Diretor do Departamento de Ciências do Medicamento e responsável do Laboratório de Tecnologia Farmacêutica.

A carreira de José Manuel Sousa Lobo passou também pelo Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique, onde foi docente da Unidade Curricular de Farmacêutica, integrada no Curso de Licenciatura em Farmácia e Controlo de Qualidade de Medicamentos.

Gostou do artigo? Partilhe

Artigos relacionados