Procurar
Close this search box.

Dia do Farmacêutico celebrado com distinção a vice-almirante

A Sessão Solene Comemorativa do Dia do Farmacêutico 2021 realizou-se no passado dia 25 de setembro, no Museu Machado de Castro, em Coimbra, com a presença de convidados e farmacêuticos que foram homenageados durante a esta sessão.
 

A Ordem dos Farmacêuticos atribuiu a sua Medalha de Honra ao INFARMED – Autoridade Nacional de Saúde e Produtos de Saúde, como reconhecimento da missão que vem prosseguindo ao longo dos seus 28 anos de história, ao garantir a segurança dos cuidados de saúde prestados aos portugueses.

Foi ainda atribuída a Medalha de Honra ao ex-ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, e ao ex-bastonário da OF, Carlos Maurício Barbosa. A OF reconhece, deste modo, importante contributo do ex-ministro para a restituição da Carreira Farmacêutica no Serviço Nacional de Saúde e para a valorização da intervenção dos farmacêuticos comunitários no seio do sistema de saúde.

Prestes a completar o seu último mandato como bastonária da OF, Ana Paula Martins propôs também um reconhecimento público para o seu antecessor, o bastonário da OF entre 2009 e 2016, Carlos Maurício Barbosa, pelo desenvolvimento de um trabalho determinante para o prestígio e a credibilidade da instituição e da profissão junto dos parceiros, decisores e da sociedade em geral.

A Sessão Solene Comemorativa do Dia do Farmacêutico 2021 ficou ainda marcada pela homenagem da OF à task force responsável pelo Plano de Vacinação contra a COVID-19. Na presença do vice-almirante, Henrique Gouveia e Melo, a OF homenageia os farmacêuticos que têm vindo a colaborar na operacionalização do Plano de Vacinação contra a COVID-19.

Do mesmo modo, distingue a APEF – Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia pela mobilização dos estudantes de Ciências Farmacêuticas como voluntários para apoio à atividade das farmácias hospitalares, farmácias comunitárias e laboratórios de análises clínicas durante a pandemia de COVID-19, em especial na operacionalização da entrega de medicamentos em proximidade e na testagem contra o SARS-CoV-2.

Mantendo ainda uma tradição com mais de 30 anos, a OF atribuiu ainda as Medalhas dos 50 anos de Profissão aos farmacêuticos que concluíram a sua formação académica em 1971 e o Prémio Sociedade Farmacêutica Lusitana aos jovens estudantes finalistas do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas que obtiveram as classificações mais elevadas durante o último ano letivo.

Gostou do artigo? Partilhe

Artigos relacionados