Noites da Ordem regressam com sessão sobre a intervenção farmacêutica na canábis medicinal

As Noites da Ordem estão de volta com uma sessão dedicada à intervenção farmacêutica na canábis medicinal, um tema atual, complexo e de crescente relevância clínica e regulatória. A sessão realiza-se no dia 11 de fevereiro, às 21h30, em formato presencial e online, e será conduzida por Félix Carvalho

Num contexto de crescente utilização da canábis para fins medicinais, o farmacêutico assume um papel determinante na proteção do doente e na defesa do uso racional do medicamento. Entre expectativas elevadas e evidência científica ainda em consolidação, impõe-se uma análise crítica, técnica e responsável.

Nesta conferência, Félix Carvalho aborda o enquadramento legal nacional, as indicações terapêuticas autorizadas e o nível de evidência disponível, discutindo, simultaneamente, riscos clínicos relevantes, como interações medicamentosas, efeitos adversos, o potencial desenvolvimento de psicose e implicações em saúde pública.

Será dada especial atenção à intervenção do farmacêutico ao longo de todo o circuito do medicamento, desde o controlo de qualidade, produção e distribuição, até à validação da prescrição, análise farmacoterapêutica, educação do doente, monitorização de segurança e farmacovigilância ativa.

Num cenário em que a linha entre uso medicinal e recreativo pode ser ténue, o farmacêutico afirma-se como garante da segurança, da literacia em saúde e da responsabilidade técnica, contribuindo decisivamente para a proteção do doente e da Saúde Pública.

Sobre o orador

Félix Carvalho é licenciado em Ciências Farmacêuticas, doutorado em Toxicologia e Professor Catedrático de Toxicologia na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP). É membro numerário da Academia de Ciências Farmacêuticas de Portugal.

Ao longo da sua carreira desempenhou, entre outros, os seguintes cargos:

  • Presidente da Direção da Secção Regional Norte da Ordem dos Farmacêuticos
  • Presidente-Eleito da IUTOX (International Union of Toxicology)
  • Presidente da EUROTOX – Associação dos Toxicologistas Europeus e das Sociedades Europeias de Toxicologia
  • Presidente da Sociedade Portuguesa de Farmacologia
  • Responsável do Laboratório de Toxicologia e Diretor do Departamento de Ciências Biológicas da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP)
  • Membro da Comissão de Avaliação de Medicamentos do INFARMED
  • Perito externo da Agência Europeia do Medicamento (EMA)
  • Membro do Grupo de Especialistas em Nanomateriais (NMEG) da ECHA
  • Coordenador da linha temática “Segurança na saúde humana e ambiental” no UCIBIO
  • Editor associado e membro do corpo editorial de várias revistas científicas nas áreas da Farmacologia, Toxicologia e Ciências Farmacêuticas

Nos últimos 33 anos, Félix Carvalho foi coautor de mais de 550 artigos científicos e capítulos de livros, bem como coeditor das obras Toxicologia Forense, Toxicologia Fundamental e Toxicologia Alimentar (no prelo).

Gostou do artigo? Partilhe

Artigos relacionados