Cerimónia decorreu em Bragança e contou com a presença do Ministro da Saúde, Manuel Pizarro
Félix Carvalho, presidente da Secção Regional do Norte da Ordem dos Farmacêuticos (SRN-OF), marcou presença na homenagem póstuma ao médico transmontano Miller Guerra, que decorreu em Vila Flor, Bragança, e na qual participou também o Ministro da Saúde e o Bastonário das Ordem dos Médicos.
Em nome da Ordem dos Farmacêuticos, Félix Carvalho, endereçou os cumprimentos à filha do homenageado, Maria Zulmira Antunes, que disse estar orgulhosa do trabalho feito pelo pai e sentiu que a homenagem “veio do coração das pessoas” e “não de qualquer obrigação de dizer coisas sobre uma outra pessoa”. Valorizou o reconhecimento do progenitor como “alguém que também foi importante para Portugal”.

O médico João Pedro Miller Guerra nasceu em Vila Flor e chegou a ser um dos nomes sugeridos pelo Movimento das Forças Armadas para primeiro-ministro no 25 de Abril. Destacou-se pelo percurso na área da Saúde, tendo sido autor do “Relatório das Carreiras Médicas”, que, pela primeira vez, sintetizou a ideia de criação do Serviço Nacional de Saúde. Miller Guerra, que foi também bastonário da Ordem dos Médicos, morreu com quase 81 anos, em Lisboa, em 1993.

